Grupo de Estudos em Filosofia e Psicanálise

Publicação Eletrônica do Grupo de Estudos em Filosofia e Psicanálise- Ano VI - 2015
 


O surgimento da Filosofia

A partir do momento em que o ser humano não conseguiu mais abrandar suas dúvidas e contentar-se com explicações mitológicas, houve a necessidade urgente de criar uma forma de conhecimento que fosse amparada no uso da razão, conhecida em grego como logus. Na cultura ocidental, esse fato determinou o surgimento da Filosofia na Grécia Antiga, cerca de cinco séculos antes da erã cristã.

Dentre os pensadores que surgiram dessa iniciativa, um foi tão genial que tornou-se um marco na história da Filosofia - trata-se de Sócrates, um homem que não deixou nada escrito mas que, por sua conduta e capacidade de raciocínio, influenciou o pensamento de vários filósofos que o sucederam e ao mesmo tempo deixou para trás toda uma tradição cultural. O impacto que a presença de Sócrates causou foi tão grande que chegou a incomodar o poder político de Atenas, cidade em que vivia, de forma que, através de um pretexto vulgar (o de desrespeitar os deuses e corromper a juventude ateniense com seus ensinamentos) foi levado a julgamento e condenado à morte. Na verdade, imaginava-se que ele, com a ajuda de amigos, como seria de se esperar, fugisse da condenação e partisse para o exílio. Sócrates, contudo, permaneceu fiel à sua ética (característica marcante em sua filosofia) e, já com setenta anos de idade, afirmou que, se os cidadãos de Atenas o haviam condenado à morte, a lei deveria ser cumprida, pois uma cidade não seria nada se não fosse capaz de seguir as próprias leis. Morreu após ingerir um cálice de cicuta.

Um dos seus discípulos, Platão, deixou escritos vários livros que chegaram até os nossos dias, obras de inegável valor literário e grande profundidade de reflexão. Aristóteles, por sua vez um discípulo de Platão, também escreveu vários livros e teve uma influência bastante longeva na cultura européia, vigorando até a Idade Média. Poucos reconhecem, contudo, que o conhecimento de sua obra somente foi possível graças ao cuidado de filósofos árabes, que não só entraram em contato com seus livros como também os traduziram e difundiram na Europa durante o império dos califas. A partir de então, notadamente na Europa, grandes filósofos surgiram e legaram escritos que influenciaram gerações de intelectuais e criaram correntes de pensamento como o Empirismo (inglês), o Racionalismo (alemão) e o Existencialismo (francês), por exemplo.

Nossa intenção neste site é divulgar a Filosofia e a Psicanálise não apenas através de comentários e trechos de livros consagrados, mas também por meio de artigos e ensaios produzidos atualmente por filósofos e psicanalistas de todo o país. Convidamos igualmente aos fenomenólogos, psicólogos, sociólogos e interessados em geral que realizem suas atividades em interlocução com essas disciplinas a fazerem parte de nossas atividades.

 


  

 Desenvolvido por Malta Arte Final