Grupo de Estudos em Filosofia e Psicanálise

Publicação Eletrônica do Grupo de Estudos em Filosofia e Psicanálise- Ano VI - 2015
 

Cinema

Alguns filmes ficam marcados na memória pela qualidade do roteiro e pela interpretação dos atores, fatores bem mais importantes do que efeitos especiais para quem busca qualidade naquilo que vê e não apenas entretenimento. Esse tipo de filme no entanto está cada vez mais raro, pelo motivo óbvio de não levar às salas de cinema populações inteiras, o que faz com que os produtores optem por temas de consumo rápido e apelo coletivo garantindo o sucesso das distribuidoras e um mercado atolado com as bobagens da “indústria cultural”. Felizmente alguma coisa boa existe:

As Invasões Bárbaras
Canadá, 2003
Direção: Denys Arcand
Um professor universitário é acometido por uma doença terminal e internado num hospital público. A família e os amigos se instalam ao seu lado e o filme aproveita esses momentos de diálogo para abordar temas polêmicos como a morte, traição conjugal, homossexualidade, ideologias políticas, mercado financeiro, sistema de saúde pública, corrupção sindical, uso e dependência de drogas, sexo, relações familiares. O tema marcante é a amizade que une fortemente as pessoas e uma relação entre pai e filho que vai desde o conflito declarado até a aproximação sincera. Realista, crítico, comovente.

Exílios
França, 2004
Direção: Tony Gatlif 
Um músico, juntamente com sua jovem amante, resolve fazer uma viagem da França até a Argélia, numa rota inversa à dos emigrantes africanos, para conhecer as origens de seus ancestrais. O filme mostra o trajeto e as dificuldades da viagem e a crua realidade encontrada no grande continente. A relação entre ambos, que era casual e sem compromisso a princípio, aos poucos vai sendo reconstruída de acordo com as aventuras vividas. Com base nessas imagens pode-se bem fazer uma ideia das condições em que vivem os jovens nos subúrbios franceses.

Ação entre Amigos
Brasil, 1998
Direção: Beto Brant 
Quatro amigos se reúnem para uma pescaria e preparam uma viagem ao interior. Mas o rumo da história muda quando chegam à cidade e deparam-se com um homem que, 25 anos atrás, torturou-os durante a ditadura militar. Depois de uma discussão e uma decisão comum, eles partem para um ajuste de contas, ato que pode ter consequências imprevisíveis.

Filhos do Paraíso
Irã, 1997
Direção: Majid Majidi
Um menino de 9 anos vive pobremente com seus pais e sua irmã, com quem divide o único par de calçados que tem. Um dia ele o perde e, para obter outro, participa de uma corrida em busca da oportunidade de conseguir um novo par como prêmio. Um filme singelo sobre a solidariedade, a superação, a fraternidade.

Fúria de Titãs (Clash o the Titans) Reino Unido, 1981
Direção de Desmond Davis, com Úrsula Andress no papel da Deusa Afrodite. Narra a história do legendário herói grego Perseu, filho da mortal Danae, de Argos, com o supremo deus do Olimpo Zeus. Acrísio, Rei de Argos, ao tomar conhecimento de que seu neto pode tomar-lhe o trono, sentencia mãe e filho ao mar. Quando adulto Perseu recebe vários presentes dos deuses e segue para Joppa onde enfrentará o Kraken e libertará Andrômeda. A técnica “Stop Motion” foi utilizada em larga escala nesta produção. O remake de 2010 foi dirigido por Louis Leterrier e traz Sam Worthington no papel principal com a utilização da moderna técnica em 3D. O manancial de narrativas da mitologia grega mantém-se vivo através das eras.

Tudo sobre Minha Mãe
Espanha, 1999
Direção: Pedro Almodóvar
Manuela deu ao filho, no aniversário, uma entrada para ver a nova montagem da peça "Um bonde chamado desejo". Ao tentar pegar um autográfo, o jovem Esteban é atropelado. Manuela então procura o pai, que vive em Barcelona, para comunicá-lo, e nessa busca encontra um travesti (Agrado), uma freira e a própria atriz da peça. Dignidade é um sentimento que perpassa o filme todo, em várias personagens.

Baile Perfumado
Brasil, 1997
Direção: Paulo Caldas e Lírio Ferreira 
Conta a história do mascate libanês Benjamin Abrahão, que decide filmar Lampião e seu bando com a intenção de 
ficar rico com o filme. Ele consegue uma reunião com o cangaceiro, mas os planos são prejudicados pela ação 
dos soldados e sua situação fica muito complicada.

Código 46
Inglaterra, 2003
Direção: Michael Winterbottom
Num futuro próximo, as pessoas são controladas individualmente por um sistema do estado. Para viajar, somente para quem possui o salvo-conduto, e fora das cidades há um mundo inóspito e abandonado, bairros pobres e deserto. Um investigador de seguros, a trabalho, é enviado para uma outra cidade para resolver um caso de salvo-condutos forjados. Conhece uma funcionária de uma fábrica, culpada pelas fraudes, e se apaixona por ela, não a denunciando. Porém, quando o salvo-conduto forjado provoca uma morte, ele é obrigado a retornar à cidade em condições bem diversas.

Bicho de Sete Cabeças
Brasil, 2000
Direção: Laís Bodanzky
Um jovem tem um relacionamento difícil com seu pai, tornando-se pior a cada dia pela pressão e desconfiança do pai e a rebeldia do filho. Quando a família descobre que o rapaz fuma maconha, a situação atinge o limite e o jovem é enviado para um manicômio, onde ficará internado para tratamente. No entanto, a verdade é que terá que suportar o sofrimento de um sistema corrupto e a injustiça familiar.

Lila Diz
França / Inglaterra, 2004
Direção: Ziad Doueiri 
Um jovem árabe de 19 anos, vive num subúrbio parisiense com sua mãe, diante de muito desemprego e tempo ocioso. De repente muda-se para o bairro uma jovem chamada Lila, muito atraente e que deslumbra o jovem. Aos poucos vão se aproximando um do outro e Lila inicia um jogo de sedução ao mesmo tempo inocente e instigante. Essa relação causa inveja nos amigos da rua, e a situação pode ficar perigosa.

Mar Adentro 
Espanha, 2004
Direção: Alejandro Amenábar 
Um filme doce e polêmico, no qual um homem luta para ter o direito de pôr fim à própria vida. Extremamente lúcido, ele cativa a todos pela sua franqueza e humanidade, além da inteligência afiada. Quando jovem, sofreu um acidente que o deixou tetraplégico e preso a uma cama por 28 anos, quando decide terminar aquela história, para ele sem sentido. Sua intenção no entanto gera problemas com as lelis, com a igreja e com os familiares, claro. Poderia contar com os amigos?

Sem Notícias de Deus
Espanha, 2001
Direção: Agustín Díaz Yanes
Muito bom filme. Com uma contusão no cérebro, a vida do boxeador mexicano Manny será encerrada. Contudo, duas agentes sobrenaturais são enviadas para tentar conquistar sua alma (já que céu e inferno andam numa disputa acirrada): uma delas é um anjo e outra garçonete do inferno, a princípio inimigas imortais tentando seduzir o boxeador, mas como a vida é uma coisa muito complexa e o mundo dá muitas voltas, o filme surpeende.

Edukators
Alemanha, 2004
Direção: Hans Weingartner 
Dois jovens querem mudar o mundo com suas atitudes "educadoras", manifestando sua rebeldia e indignação de forma pacífica: invadindo mansões, trocando móveis e objetos de lugar e escrevendo mensagens de protesto. A namorada de um deles, que passa por problemas financeiros por causa de uma multa injusta, acaba se envolvendo com o outro rapaz e, depois que fica sabendo que eles são os Educadores, fica empolgada e quer participar das atividades. Até que um dia são surpreendidos por um empresário e são obrigados a sequestrá-lo.

Cidade de Deus
Brasil, 2002
Direção: Fernando Meirelles
Buscapé é um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo. É através de seu olhar atrás da câmera que ele analisa o dia-a-dia onde a violência aparenta ser infinita.

Não Amarás
Polônia, 1998
Direção: Krzysztof Kieslowski
Jovem de 19 anos munido de uma luneta começa a observar a vida da sua vizinha, uma mulher madura que mora defronte ao seu apartamento. Ele fica obcecado por ela e enquanto observa sua vida sexual com um amante. Ele passa então a criar formas de se aproximar dela. Com o tempo ele revela seu amor, mas ela o humilha e algo surpreendente acontece nesta relação.

Tartarugas Podem Voar
Irã / Iraque, 2004
Direção: Bahman Ghobadi 
Uma realidade crua sobre a vida de refugiados curdos no Iraque, na fronteira entre o Irã e a Turquia, pouco antes do ataque americano contra o país. Enquanto os moradores locais buscam desesperadamente uma antena parabólica, na intenção de ter notícias via satélite sobre os acontecimentos, o rapaz que a instala encontra e se apaixona por uma jovem que vive com seu irmão e um filho cego, que carrega uma história marcante.

O Samurai do Entardecer 
Japão, 2002
Direção: Yôji Yamada 
Seibei Iguchi é um samurai que no entanto sobrevive prestando serviços ao clã de que faz parte. Sua esposa morreu de tuberculose e suas duas filhas dependem dele e ao mesmo tempo cuidam da casa e da avó. Um amigo lhe anuncia a tentativa de separação da irmã (antigo amor de infância), o que faz com que entre em confronto com seu ex-marido, um samurai de grande reputação que a maltrata. Após vencer o duelo empunhando apenas uma espada de madeira, Seibei ganha respeito e é convocado a eliminar um poderoso inimigo.

O Xangô de Baker Street
Brasil, 2001
Direção: Miguel Faria Jr.
No Rio de Janeiro do século XIX, uma atriz francesa de sucesso conhece o imperador D. Pedro II, que lhe conta em segredo que um violino Stradivarius, presente seu à baronesa, desapareceu misteriosamente. Ela sugere então que o imperador convite o famoso detetive Sherlock Holmes para investigar o caso. Enquanto isso, assassinatos em série de prostitutas chocam a cidade e sobre os corpos fica uma corda de violino. Enquanto Holmes e seu parceiro Watson investigam, passam também pelos perigos brasileiros: feijoadas, vatapás, terreiros de umbanda e o poder de sedução das mulatas.


 Desenvolvido por Malta Arte Final